sexta-feira, 29 de julho de 2016


Sabem aquelas coisas que nós convivemos em TODOS os dias durante uma viagem, ou até mesmo durante nosso dia a dia aqui no Brasil, e que vamos precisar com certeza durante uma viagem? Algumas coisas existem no Japão, ou são sutilmente diferentes de como utilizamos no Brasil, vamos aprender sobre elas?

Olá frequentadores do Akiba Kaikan! Tudo bem com vocês?  Em primeiro lugar gostaria de agradecer todas as visitas e comentários pelas redes sociais e até mesmo por aqui no blog (a maioria vieram de compartilhamento no Facebook, mas agradeço, e fiquem a vontade de postar e compartilhar os posts, pois isso incentiva cada vez mais a continuar essa jornada cada vez mais detalhada possível!).

Amanhã teríamos o primeiro post da viagem falando sobre nosso primeiro destino dentro de Tokyo, o bairro de Ikebukuro, onde fiquei hospedado e tem MUITA coisa bacana (apesar de ser pouco conhecido, ao menos de muitos por aqui), no entanto, fazendo os rascunhos sobre ele, e pensando mais além, percebi que haveria muitos detalhes que são de convivência diária em Tokyo, e que se ficasse explicando isso em todos os posts deixaria todos eles muito extensos, tirando inclusive o foco dos detalhes referentes ao bairro. Tendo noção desse futuro problema em nossos posts, achei interessante desenvolver esse post inicial com esses detalhes, dessa forma, a leitura dos posts seguintes ficaram muito mais suaves e entendíveis, e é claro, ajudarão vocês a se prepararem ainda mais. Então... Vamos lá?


TRANSPORTE

MALHA FERROVIÁRIA DE TOKYO
Clique no mapa para expandi-lo =D

Prazer, malha ferroviária de TOKYO! A primeira impressão que temos sobre essa malha ferroviária é que ela é enorme e extremamente confusa, por ter de longe uma quantidade muito maior de linhas do que qualquer estado aqui no Brasil, a boa notícia que eu trago pra para todos vocês hoje é: A malha ferroviária é extremamente grande? SIM É... No entanto, ela é muito fácil de ser utilizada!

Nesse mapa acima vemos na parte inferior o nome de todas as linhas, de longe, a que vai ser mais utilizada por vocês é a Yamanote Line (representada pela linha branca e cinza), ela é uma linha circular que tem passagem por todas as principais áreas de Tokyo, podendo facilmente se locomover por ela para ir pros principais bairros e pontos de visita! Dentro das estações de trem, ela é representada pela cor VERDE. No entanto, para todas as outras linhas você faz a baldeação de dentro das próprias estações que interligam a Yamanote (todas elas informadas a cada parada). Todos os bairros maiores possuem mais de uma estação de trem (de linhas diferentes), alguns dos bairros tem inclusive estações da mesma linha dentro dele (por isso, a quantidade de carros que se vê nas ruas de Tokyo é MUITO menor do que o que vemos no Brasil). 

Outra coisa interessante é que em muitos bairros a estação é praticamente uma cidade a parte, com muitas lojas, e ao mesmo tempo, com muitas saídas, podendo sair em várias partes do bairro se locomovendo apenas pela estação.

E Ah... Em Tokyo TODAS as estações tem informações em japonês e em inglês em todas as placas e maquinas de atendimento, bem como dentro dos vagões a comunicação sonora é feita tanto em japonês quanto em inglês,  facilitando muito pra quem chega sem noção nenhuma da língua (isso é apenas em Tokyo, algumas outras províncias tem informações apenas em japonês nas estações).

Plataforma de trem em Ikebukuro. Fonte: Arquivo pessoal


EU TENHO QUE FICAR OLHANDO O MAPA SEMPRE QUE FOR SAIR?

Ainda que seja super fácil se locomover por Tokyo pelas linhas de trem, a quantidade de linhas e estações nos deixam um pouco confusos caso nós precisemos sair da Yamanote Line, então como saber por qual linha seguir, ou até melhor, qual é o caminho mais rápido a se fazer?
Para esse problema existe uma solução simples, prática e MUITO ÚTIL para todos, um aplicativo chamado Japan Travel, feito pela empresa NAVITIME JAPAN.

Tela do aplicativo JAPAN TRAVEL

O uso dele é extremamente simples e claro: você coloca o nome do bairro que você se encontra, e coloca o nome do bairro que quer ir, e pronto! O aplicativo te fornecerá até 5 opções de locomoção entre os dois pontos, te informando o horário que o trem vai passar (sim, lá isso funciona XD), aonde você deve pegar, quanto tempo ele demora pra chegar nos pontos chave, e quanto você vai gastar! As até 5 opções de caminhos que ele informa variam de “forma mais rápida” à “forma mais barata de chegar”.


FORMA MAIS BARATA? NÃO É UM BILHETE SÓ COMO NO BRASIL?


Ticket de trem do Japão, ao fundo, as opções de valor de ticket.

No Japão, diferente do Brasil, não é utilizado um bilhete por viagem realizada no trem, a viagem é paga de acordo com o trecho percorrido pela pessoa, utilizando-se do seguinte calculo:

1 a 6km: 170 yen
7 a 11km: 200 yen
12 a 19km: 240 yen
20 a 27km: 280 yen
28 a 40km: 310yen

Caso ultrapasse essa quilometragem, o valor adicional é de acordo com a tabela quilometragem novamente. Caso você saia de Tokyo e vá para outra província, o valor é calculado de acordo com a linha utilizada para essa travessia (se utilizou linhas comuns, shinkansen e por ai vai).

Como a forma utilizada é a de quilometragem percorrida, você utiliza o ticket ao entrar na estação, e novamente ao sair (finalizando a operação)! Para isso, existem diversas maquinas (como se fossem caixas eletrônicos), onde você compra um ticket com o valor correspondente a quilometragem percorrida. Caso o ticket que você tenha comprado (ou utilizado) tenha valor menor do que a quilometragem percorrida, a passagem é bloqueada, e só liberada se você comprar um ticket complementar para completar o valor da distancia percorrida. (por isso mesmo que o Japan Travel facilita sua vida, colocando o valor que você vai pagar a partir da linha selecionada para o passeio.)

Achou muito complicado? Ter que fazer continhas de quanto pagar não é sua praia? Fique tranquilo, em Tokyo temos um equivalente ao nosso “bilhete único” alias um não, dois!

Suica e PasMo: Os "bilhetes únicos" de Tokyo =P

Temos aqui o Suica Pass e o PasMo, ambos são carregados em todas as estações de trem de Tokyo, usando eles, tudo fica mais simples: basta passar ele na catraca no inicio e fim do trajeto, e ao fim, ele já faz o calculo de quanto você percorreu e desconta do cartão, bem simples né? Alias, no Japão inteiro temos 10 tipos de cartão desses no total, os outros não citados são cartões de determinadas regiões que podem ou não funcionar em todo Japão também, por isso, o Suica acaba sendo o mais conhecido.

Ainda falando dos cartões, vale citar quais as diferenças entre ambos:

Suica Pass: funciona em toda linha férrea das principais províncias do Japão, isso mesmo! Você pega ele em Tokyo e usa ele em toda linha férrea do Japão, salvo algumas exceções: ele não é utilizado em shinkansen (o trem bala)nos vagões de cadeiras numeradas, bem como em ônibus (em Tokyo existe, mas poucos, nem precisa utilizar) e também para as linhas de translado direto vip (linhas de trem especiais que levam a pessoa sem paradas diretamente do aeroporto para a estação de Tokyo). Uma vantagem do Suica PASS é que além do transporte publico, está tendo uma grande tendência agora em poder ser utilizado também em estabelecimentos comerciais, alguns konbinis (lojas de conveniência), fast foods (como o Sukiya) e também vending machines pela rua aceitam o Suica Pass como forma de pagamento, ou seja, tá sem grana e tá com fome? Usa o Suica :D

PasMo: esse é mais focado em mobilidade urbana mesmo, em relação a trens, ele tem a mesma função do Suica, a grande diferença aqui, é que ele funciona também nos ônibus de Tokyo, mas não funciona em estabelecimentos comerciais.

Sugestão: vá de Suica :D


COMO RETIRAR O SUICA?

Toda estação de trem possui pelo menos uma maquina que fornece o Suica pass, inclusive na estação de trem do aeroporto (onde retirei), podendo sair direto do aeroporto já utilizando ele. A maquina tem informações em japonês e inglês, e, para retirar, é necessário carregar um mínimo de 500 yen na sua carga inicial. (Para noção geral: durante os 15 dias de viagem, inclusive saindo de Tokyo e indo para Yokohama por meio de baldeações, gastei um total de 12.000 yen)

Meu Suica Pass com a primeira carga: 500 yen do deposito inicial (que é revertido em credito)+9500 yen. Depois disso foi feito a segunda carga de 2000 yen. Ao lado é a minha primeira notinha fiscal da 7-eleven (Na ordem da nota: um suco de 500 ml, um desodorante e um pão com maionese e bacon. Desodorante é caro, e esse suco de 500ml tem quase o mesmo preço do de 1L, e o de 1,5L tem quase o mesmo preço do de 1L... compensa comprar sempre o que vem mais XD) Fonte: Arquivo pessoal


COMUNICAÇÃO

CELULAR, É POSSÍVEL USAR?

As operadoras de celular do Brasil não funcionam no Japão (diferente de alguns outros países que conseguem utilizar normalmente seus celulares por lá), no entanto, para utilizar a internet temos duas opções:

Wi-fi grátis: Uma grande vantagem de Tokyo é que em vários locais temos wi-fi grátis, como estações de trem, konbinis, lanchonetes entre outros, no entanto, para utilizar esse sinal é necessário fazer um breve cadastro, e em alguns casos, é possível se conectar apenas 5 vezes no dia. Se você é daquelas pessoas que não utiliza muito a internet fora de casa (como eu), isso acaba sendo suficiente, desde que você se programe bem no seu roteiro antes de sair de casa, deixe pra usar a internet no Hotel.

Pocket modem 3G: Essa é a opção pra quem não consegue viver sem internet (ainda mais com essa onda de Pokemon GO por ai hahahaha), logo que você chega no aeroporto existem diversos quiosques de modem 3G, esse aparelhinho é alugado pelo período desejado (7, 14 ou 30 dias) e você utiliza ele de forma livre por esse período, onde andando com ele, seu celular pelo wifi detecta o modem, e pode utilizar a internet dele tranquilamente (vem com senha, ou seja, só você usa, mas você pode distribuir ele por até 6 aparelhos normalmente). O aluguel desse aparelho custa em média 13.000 yen por 14 dias (cada quiosque tem um valor diferente, por isso, é bom dar uma pesquisada no aeroporto), e só é alugado NO AEROPORTO (se esqueceu de alugar e quiser depois, vai ter que voltar um outro dia =p), para devolução do aparelho, pode se entregar no próprio quiosque do aeroporto, ou mesmo utilizar uma embalagem que vem junto com ele e colocar em qualquer caixa de correio, pratico não?


O Pocket modem 3G (existem outros modelos)

Apesar de eu não ter utilizado, eu recomendo muito a locação, principalmente pra quem não sabe muito bem o seu roteiro, pois com ele você:

- Utilizar o NAVITIME JAPAN na rua: caso queira ir pra um outro lugar, ou mudar a sua rota para outra linha de trem (eu particularmente via pelo wifi do hotel mesmo qual melhor caminho, tirava print da rota e saia de casa)

- Utilizar o google maps: parece bobagem o que eu estou falando, mas muita gente (inclusive os próprios japoneses) utilizam o google maps como um gps para pedestre, pois com ele é possível traçar a sua rota a pé para o lugar desejado, e inclusive, localizar estabelecimentos comerciais que existem próximo de onde você está, o que te salva as vezes de ter que ir pela milésima vez no mcdonalds porque é o mais fácil de identificar XD ou até mesmo, conhecer estabelecimentos que você não repararia de vista, mas que vendem coisas muito bacanas!

- Jogar pokemon go: porque todo mundo joga pokemon go hoje em dia (exceto no Brasil nesse exato momento do post :P)

Atenção: fique ciente que usando o modem, seu celular vai estar com o wifi ativado (e provavelmente o gps) o dia inteiro, o modem 3G tem bateria de duração de 1 dia normalmente, mas fatalmente seu celular não aguentará o mesmo tempo, é interessante levar uma bateria externa.


JAPONÊS USA WHATSAPP?

Algumas pessoas me perguntaram se eu peguei whatsapp de japoneses ou coisa do tipo, de certo modo, a pergunta é interessante, porque obviamente que eles teriam uma forma de comunicação por celular, mas no caso deles, não é o Whatsapp. Asiaticos em geral utilizam o LINE para se comunicar (antes de viajar mesmo eu já o utilizava, acho bem mais funcional e organizado), inclusive, o LINE usa para se adicionar uma forma de adicionar contatos que é muito comum no japão desde a época dos celulares flip: deixe um celular na frente do outro, que o NFC (ou bluetooth) adiciona os contatos um do outro, um gesto muito parecido com outro muito comum entre os japoneses que é entregar um cartão de visitas entre pessoas da área comercial.


Loja do LINE em Shibuya (sim, eles tem mascotes próprios, emojis próprios e uma lojinha, chupa whatsapp =D). Fonte: Arquivo pessoal.


LOJAS DE CONVENIÊNCIA (KONBINI)


7-Eleven que ficava atrás do hotel que me hospedei (café da manhã e 90% das jantas vieram daí =p). Fonte: Arquivo pessoal

Uma coisa que Tokyo tem e que realmente pode se falar que é a melhor coisa do mundo em matéria de praticidade são os Konbinis, as lojas de conveniência. Nelas você encontra praticamente TUDO que for necessário pra sua viagem: café da manhã (como pães doces, salgados, recheados, lanches, café quentinho num copão), almoço/janta (desde pratos como macarrão, arroz com frango, arroz com porco), bolinhos de arroz, sushi, e tudo FRESQUINHO, BARATO E MUITO GOSTOSO (tô pra falar que algumas coisas foram mais gostosas que de restaurantes mais caros), e também tem uma estufa de carnes (de porco,frango e salsicha) caso você queira montar seu próprio prato (compra um potinho só de arroz, e compra a mistura que você quiser XD), todos esses produtos são repostos diariamente (não é nada congelado como no Brasil!), e o atendente esquenta na hora caso você queira. 



Café da manhã (para duas pessoas, total: 400 yen. O suco durava pro café e pra janta =P depois de alguns dias começamos a comprar a garrafa de 1,5L ao invés dessa caixa de 1L, e o preço era o mesmo) Fonte: Arquivo Pessoal


Algumas refeições noturnas =P. Fonte: Arquivo pessoal. (Valor em média de 750 a 800 yen, menores que esse saiam 500 yen em média) Fonte: Arquivo pessoal

Além de diversas sobremesas como pudim, sorteves, sucos, refrigerantes, além das bobagens gerais como salgadinhos, balinhas e afins. Também vamos ter aqui shampoo, protetor solar, barbeador, sabonete, e até pen drive e cartão SD pra sua câmera... enfim, tudo realmente pratico pra você e pra todos moradores da região! Os konbinis também fazem o papel da banca de jornal aqui do Brasil, vendendo jornais do dia, revistas da semana e os almanaques semanais de mangás (weekly jump e afins). 


Family Mart e Lawson: Os dois outros Konbinis mais conhecidos de Tokyo

Esses konbinis em Tokyo normalmente estão localizados em toda parte do bairro, não é difícil a cada dois ou três quarteirões você encontrar um! Em Tokyo, as 3 franquias de konbini existentes são: Lawson, Family Mart e 7-eleven, e todas tem a distribuição de produtos bem parecido, diferenciando apenas os produtos frescos que são feitos pela própria franquia, particularmente, em refeições e café da manhã eu preferi o 7-eleven, e em segundo lugar o Family Mart, pra produtos doces, gostei muito do Lawson!
Ah, curiosidade: o 7-eleven vende pão de queijo no café da manhã, sim, O BRASILEIRO XD

PÃO DE QUEIJO!!!! Não vão sentir saudade dele =p Fonte: Arquivo pessoal

OBS: como citado no post anterior, todos konbinis possuem caixas eletrônicos, que funcionam inclusive em português, mas como já falei, não recomendo ninguém utilizar, apenas em caso de extrema urgência.

E REMÉDIOS, SE EU PRECISAR?

A melhor recomendação possível se você costuma tomar algum remédio porque frequentemente fica gripado, tem dores de cabeça, ou asia por comer algo que não caiu bem, é levar remédios daqui do Brasil, sério, pra evitar problema. A única coisa que não é recomendado levar é capsulas (apenas se a cartela estiver lacrada), de resto, leve tudo aqui do Brasil, eu fiz uma mini farmácia com remédio pro estomago, sal de fruta, remédio pra dor de cabeça e tudo mais pra levar.

MAAAAAAAAAAAS, no caso de uma emergência (ou se você for mulher e precisar de algo mais =p) existem algumas farmácias em Tokyo, mas, diferente das farmácias do Brasil, elas parecem mais um mercado (Sério, tem de tudo ali), pois tem refrigerante, alimentos rápidos como salgadinhos, mas também esses produtos de farmácia mesmo, como os remédios, ou produtos higiênicos que se vendem em farmácias =p a rede mais comum (e mais organizada) que encontrei em Tokyo é a TOMOD’S (é... tem duplo sentido, mas dá pra comprar isso lá mesmo né =P)

Podem ver que no canto direito tem as 4 informações do que é vendido, e tá inclusive Foods & Drinks.... É, realmente Tokyo te da praticidade pra tudo em todos os lugares!

Bem pessoal, acho que depois dessas informações, podemos começar a jornada na semana que vem, agora sem precisar fazer maiores explicações sobre esses pontos (imagina falar sobre essas coisas nos posts sobre os bairros? Perderia totalmente o foco hahahaha), espero que tenham gostado desse conteúdo também! Que aproveitem as informações, tirem as duvidas que tiverem (os comentários estão ai pra isso XD) e compartilhem as informações pra quem queira, agradeço de verdade! Até a semana que vem =D 

Cenas do próximo capitulo - Começa a jornada pokemon XD Fonte: Arquivo Pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário